quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Conrad Herwig’s Latin Side of Miles, ‘Trane & Wayn


www.conradherwig.com

O concerto que o trombonista americano Conrad Herwig traz ao TIM Festival explora a latinidade - implícita e sutil – existente na música de três gênios do jazz: Miles Davis, John Coltrane e Wayne Shorter.

O interesse de Herwig pelo cruzamento do jazz com a música latina se deu a partir de sua mudança para Nova Iorque, quando passou a tocar com Dizzy Gillespie e o músico e bandleader cubano Mario Bauza, mais ou menos na mesma época em que conheceu Paquito di Rivera, Cláudio Roditi e Eddie Palmieri. Até então, o trombonista vivia no Texas, onde integrou a One O’Clock Jazz Lab Band e se formou na universidade local em etnomusicologia afro-caribenha.

Mesmo tendo gravado 17 discos como solista ou bandleader, Conrad Herwig costuma apresentar-se em grupos alheios, entre eles o Joe Henderson Sextet, o Joe Lovano Nonet, o Afro-Caribbean Jazz Octet, a Mingus Big Band e a Carnegie Hall Jazz Band. Paralelamente, dedica-se ainda à vida acadêmica. Mestre em estudos do jazz, leciona e dá seminários em dezenas de universidades de países como Finlândia, Irlanda, Alemanha e Estados Unidos.

Nenhum comentário: