domingo, 2 de setembro de 2007

Joey DeFrancesco Trio


www.joeydefrancesco.com
www.myspace.com/joeydefrancesco

O órgão Hammond B3 reinou absoluto no jazz durante toda a década de 60 e início da de 70, para depois submergir no ostracismo, ofuscado pelas novíssimas e sucessivas gerações de sintetizadores e pianos elétricos surgidos nos anos seguintes. Coube a uma leva recente de músicos redescobrir o lendário instrumento e trazê-lo de volta para o centro do palco, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. De todos, foi sem dúvida o norte-americano Joey DeFrancesco quem mais colaborou para que isso acontecesse.

Vencedor, por cinco anos consecutivos (de 2002 a 2006), do prêmio de melhor organista de jazz dado pelos críticos da Downbeat, a mais antiga e prestigiada publicação dedicada ao segmento, Joey, hoje com 36 anos, teve seu talento reconhecido desde muito cedo. Neto do multinstrumentista Joe DeFrancesco e filho de ‘Papa’ John – também um ás do Hammond B3 -, aos 10 anos de idade ele já se apresentava ao lado de músicos tarimbados como Jack McDuff e Richard ‘Groove’ Holmes; aos 17, foi convidado por Miles Davis a integrar sua banda e depois participar do histórico disco ‘Amandla’, de 1989, ano que também marcou sua estréia como solista no LP ‘All of me’.

Desde então, sua fama de virtuoso se estabeleceu através de uma disputada agenda de shows e uma prolífica discografia que inclui um total de 21 registros solos e dezenas de participações em trabalhos alheios. Ficaram famosas suas colaborações com Jimmy Smith, Pat Martino, Elvin Jones e John McLaughlin, de cujo trio Free Spirits participou no início dos anos 90.

Também trompetista e cantor, Joey DeFrancesco se apresentará no TIM Festival com o seu próprio trio e contará com a participação especial do vibrafonista Bobby Hutcherson.

Nenhum comentário: