quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Daniel Haaksman


www.haaksman.net

O DJ alemão Daniel Haaksman é um dos principais divulgadores do funk carioca pelo mundo afora. Aos 39 anos, o berlinense, que também é jornalista e produtor, é conhecido não só por misturar em seu trabalho diversas vertentes da música eletrônica (como eletro, house, broken beats, rock, hip hop e dancehall), mas especialmente por sua admiração pelo ritmo carioca, batizado no exterior como ‘baile funk’.

São dele os sucessos de venda na Europa ‘Rio Baile Funk Favela Booty Beats’ (2004) – primeira coletânea exclusivamente dedicada ao funk carioca lançada fora do Brasil – e ‘More Favela Booty Beats’ (2006), que saíram pela Essay Recordings, gravadora que Daniel comandou entre 1997 e 2004. Assinou também a série de compilações ‘Dub Infusions’ (Best Seven/Sonar Kollektiv) e, ao lado do irmão Frank, produziu diversos remixes sob o nome Haaksman+Haaksman para Gotan Project, Stereotyp, Shantel, Tosca, Munk, OMFO, Nickodemus, Boban Markovic Orkestar, Moonshine Sessions, entre outros.

Atualmente está à frente do selo Man Recordings (www.manrecordings.com), criado para dar continuidade ao trabalho que desenvolve com o ritmo brasileiro (mas que já lançou também uma compilação de rock paulistano do início dos anos 80!) Escreve regularmente artigos sobre música para os jornais alemães ‘Tagesspiegel’ e ‘Frankfurter Allgemeine Zeitung” e para revistas especializadas.

Nenhum comentário: